A iniciativa faz parte de um novo modelo de negócios proposto pela companhia de moda para oferecer uma alternativa de baixo custo de implementação, com estrutura acessível e que pode ser instalada em cerca de dez dias. A primeira loja modular foi inaugurada na última semana, na rede Aqui Tem Malwee. A ação faz parte das comemorações dos 55 anos do Grupo.
A construção modular consiste no processo no qual um edifício “é construído fora do local, sob condições controladas da planta, usando os mesmos materiais e projetando de acordo com os mesmos códigos e padrões das instalações construídas convencionalmente – mas em cerca de metade do tempo”, segundo o Modular Building Institute (do inglês, Instituto de Construção Modular). Esses edifícios ou construções são produzidos em “módulos” que, quando montados no local, refletem a mesma especificação do projeto.
Um estudo da canadense Universidade de Alberta afirma que o cronograma geral de uma construção usando o método modular foi reduzido em quatro meses em um projeto de, inicialmente, 11 meses, enquanto as emissões de CO2 foram reduzidas em mais de 40%. A pesquisa foi assinada pelo professor Mohammed Al-Hussein. No Brasil, a construção modular tem se tornado uma tendência – principalmente pela questão de economia de tempo e praticidade no período de construção e por evitar gastos excessivos de materiais.
Estratégias ESG A marca tem compromissos sustentáveis, desde questões ligadas à economia de água. Por exemplo, de acordo com a Lab Malwee Jeans, a empresa economiza até 98% de água na sua confecção. Além de contar com ações de reciclagem de fios, circularidade de materiais e redução das emissões de carbono.
As lojas modulares são mais um passo para fortalecer a agenda ESG na companhia. Weege explica que, por meio da solução modular, o Grupo irá melhorar as ações internas sobre os resíduos. “Estamos atuando na redução de processos e resíduos que são constantes em adaptações de pontos físicos e representam 50% a 70% dos resíduos sólidos urbanos”, comentou.
A construção modular não é só mais rápida e com baixo custo mas tem menor impacto visto que o custo para a implementação também é menor, fato que torna a alternativa mais atrativa para os negócios. Para Weege, esse fato ajuda a democratizar o acesso ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda. A rede funciona de maneira semelhante a um sistema de franquias, mas é livre do pagamento de royalties e não tem taxa de adesão.
A marca considera como um desafio a democratização do consumo de moda sustentável, que oferece produtos de alta qualidade, com durabilidade e matérias-primas mais sustentáveis. Mas o CEO enxerga a importância de liderar pelo exemplo, como forma de estímulo ao mercado da moda. “Se o objetivo é estimular o consumidor a fazer escolhas conscientes, tudo começa pelo exemplo, que a nossa primeira unidade com este formato seja a referência para as demais”, disse Weege. A ideia da loja é oferecer um combinado de produtos das marcas Malwee, Malwee Kids, Enfim e Carinhoso.
Próximos passos das lojas modularesWeege explica que a empresa tem a meta de atingir 100% dos públicos que são impactados pelas marcas do Grupo, por esse motivo, o investimento em lojas modulares e mais duráveis se conecta com essa expectativa. “A possibilidade de estruturar uma loja em dez dias é uma das maneiras práticas que encontramos para expandir os pontos físicos e alcançarmos a nossa meta, entregando ainda uma projeção de redução de investimento para o lojista de 25%, aproximadamente”, observou.
“A inauguração da primeira loja neste formato no Parque Malwee está conectada com um símbolo do legado da jornada da empresa e seu propósito de gerar impacto socioambiental. Além disso, marca os 55 anos de existência da companhia, reforçando os laços do Grupo Malwee com a cidade. Foi por acreditar que fazer uma moda diferente, que seja boa para o planeta e para as pessoas que, antes mesmo de se falar em sustentabilidade, já tínhamos várias ações visando o cuidado com recursos naturais. Porém, não adianta sermos sustentáveis sozinhos. Espero que possamos inspirar outras marcas a seguirem com a gente nesta jornada”, conclui Weege.
Fonte: Exame