Essa ideia vai além de criar espaços atraentes e funcionais, buscando soluções técnicas eficientes para diversas questões construtivas que impactam diretamente na qualidade e na percepção de conforto de cada ambiente, sempre considerando a redução do impacto ambiental e a abrangência social dessas estruturas.
Os projetos de arquitetura dos shoppings da Aliansce Sonae + brMalls vêm sendo desenvolvidos multidisciplinarmente, sempre com foco no melhor aproveitamento dos recursos técnicos e insumos disponíveis no mercado, tendo a sustentabilidade como premissa desde a seleção de materiais com características especiais que garantam maior durabilidade, até a adoção de métodos construtivos mais eficientes que, além de agilizar o prazo de obra, reduzem também a poluição do ar, os níveis de ruídos emitidos no entorno e os descartes de obra.
Os parâmetros e diretrizes adotados nos projetos arquitetônicos da companhia incluem a integração entre espaços externos, com praças abertas e sistemas de ventilação natural, somando-se ao uso de claraboias para aproveitamento da luz natural, captação de energia solar e preferência por iluminação em LED. Essas são algumas das iniciativas adotadas com bons resultados, que buscam não só aproximar a natureza dos shoppings, mas causar o menor impacto possível
O
Norte Shopping, por exemplo, um dos mais completos empreendimentos da capital carioca, concluiu em 2022 o redesenvolvimento e a expansão de um espaço fundamental para seus visitantes: o Pátio NorteShopping. Uma área de mais de 2.000m² foi transformada em uma alameda gourmet ao ar livre, além de ganhar um parque infantil de 300m². Para atender às características regionais e proporcionar maior conforto aos frequentadores, todas as escolhas de materiais e estrutura foram pensadas não só para proporcionar um ar moderno e atual ao Pátio, mas também para amenizar as altas temperaturas. O paisagismo foi composto por palmeiras de alto porte, áreas de jardins e paredes verdes.
A escolha de métodos construtivos para obras mais ágeis e limpas também é importante. Na revitalização do
Shopping Tamboré e do Norte Shopping, optou-se pelo uso de steel frame, estruturas metálicas que geram menos resíduos em relação à alvenaria tradicional. Ainda no Norte Shopping, as fachadas do Pátio foram revitalizadas com o método ‘’fachada ventilada”, que cria uma espécie de segunda pele em relação ao plano existente, evitando a demolição. O revestimento foi fixado a uma armação de alumínio ancorado na estrutura da edificação, mantendo a fachada afastada da alvenaria de vedação. Essa solução ameniza a temperatura, protege a edificação de infiltrações e gera baixo custo de manutenção, contribuindo com a eficiência energética.
Benefícios para os clientes e para a comunidadeA Aliansce Sonae + brMalls entende que seus shoppings são muito mais do que centros de compras, são espaços urbanos de convivência para toda a família, com a característica peculiar de reunir todos os perfis de públicos – crianças, jovens, pais, mães e avós – em um mesmo lugar. Por isso, os projetos de desenvolvimento visam proporcionar atividades que gerem bem-estar, energia e diversão para os milhares de visitantes de todo o Brasil, ampliando a qualidade de vida para as comunidades no entorno.
A arquitetura sustentável em shoppings está atenta também à integração com o entorno urbano. Projetos bem planejados levam em conta a comunidade local e buscam melhorar os acessos e facilidades para os moradores da região, reduzindo o tempo de deslocamento de colaboradores e visitantes e, consequentemente, diminuindo a emissão de carbono – uma busca constante dos projetos da Aliansce Sonae + brMalls. Isso não apenas facilita a experiência de compra e entretenimento, mas também promove o desenvolvimento econômico da área, gerando empregos e estimulando a economia local.
Um exemplo disso é o projeto da Avenida Egydio Salles, construída pelo
Parque Shopping Belém (PA), que resultou em melhorias no trânsito da região, proporcionando benefícios tanto para os frequentadores do shopping quanto para a comunidade em geral.
No redesenvolvimento do Shopping Tamboré (SP), foi criada uma área semipública, com mais de 1.500 arbustos e árvores, proporcionando um passeio agradável e protegido, além de contribuir para a prevenção de alagamentos, graças à ampla permeabilidade do solo. Esta intervenção ligou o shopping à Av. Araguaia, importante via que concentra uma grande oferta de linhas de transporte público, beneficiando a população local com um novo e espaçoso abrigo.
Áreas permeáveis e paisagismoAlém de proporcionar mais beleza, frescor e integração com a natureza, as áreas naturais de convívio nos shoppings contribuem positivamente para a prevenção de alagamentos em áreas urbanas, que têm alto índice de impermeabilização do solo.
Nos shoppings da Aliansce Sonae + br Malls, o paisagismo é uma marca registrada, com uma grande diversidade de espécies até mesmo em praças internas descobertas, como as do
Franca Shopping. No
Parque D. Pedro Shopping, o projeto da nova praça de alimentação prevê o uso de filodendros e palmeiras que, pela largura de suas folhas, promovem uma excelente absorção de ruído, reduzindo a poluição sonora.
O paisagismo dos acessos e áreas externas é mantido com irrigação automatizada, que evita o desperdício de água e garante as condições adequadas para cada espécie vegetal. No
Carioca Shopping, o jardim conta ainda com uma função socioeducativa: um boulevard sensorial, com sistemas ecológicos e sustentáveis, que permite aos clientes acessarem informações técnicas sobre cada espécie local por meio de QRcodes.
Economia de recursos naturaisA adoção de práticas sustentáveis em shopping centers também pode gerar economia significativa. A implementação de tecnologias eficientes, como sistemas de iluminação e climatização com baixo consumo de energia, captação e reutilização de água da chuva e a gestão adequada de resíduos resultam em redução de custos operacionais e de manutenção.
No Parque D. Pedro Shopping, o projeto de revitalização valoriza o uso de claraboias, iluminação em LED, além de água de reuso nos banheiros, que contam com tecnologia hands free, para evitar o desperdício de água e papel, assim como no
Shopping da Bahia.
O Franca Shopping, no interior de São Paulo, construiu em 2022 sua primeira usina solar, que é responsável por gerar energia renovável para abastecer 100% das áreas comuns do shopping, a partir da instalação de placas solares no telhado do empreendimento, o que contribui para a descarbonização da matriz energética e a redução das emissões nas operações. Além disso, a arquitetura do shopping conta com um sistema de ventilação cruzada e iluminação natural, o que também diminui o consumo de energia.
Shoppings como catalisadores de mudançasAlém de oferecer espaços pensados para a sustentabilidade, os shoppings também têm papel fundamental de sensibilizar clientes, lojistas e promover boas práticas junto à comunidade.
Campanhas educativas, instalação de estações de reciclagem, disponibilização de pontos de recarga para veículos elétricos e a oferta de produtos e serviços sustentáveis são algumas das estratégias que podem ser adotadas. Ao incentivar esses comportamentos, os shopping centers não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também se aproximam dos valores e expectativas dos consumidores conscientes. Campanhas educativas, instalação de estações de reciclagem, disponibilização de pontos de recarga para veículos elétricos e a oferta de produtos e serviços sustentáveis são algumas das estratégias que podem ser adotadas. Ao incentivar esses comportamentos, os shopping centers não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também se aproximam dos valores e expectativas dos consumidores conscientes.
A arquitetura sustentável, portanto, desempenha um papel fundamental na construção de shopping centers modernos e responsáveis. Além de criar espaços agradáveis e funcionais, a adoção de práticas sustentáveis traz benefícios econômicos, promove a integração com a comunidade local e incentiva hábitos mais sustentáveis entre os clientes, promovendo um círculo virtuoso em prol do meio ambiente.
Fonte:
Aliansce Sonae